“Falha na conexão com o servidor Firebird” ao tentar abrir o Clipp Store

“Falha na conexão com o servidor Firebird” ao tentar abrir o Clipp Store


Vídeo disponível no final do artigo

Ao abrir o sistema Clipp Store no servidor ou terminal, a seguinte mensagem é exibida:

Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo

 

ATENÇÃO! Caso utilize o Avast, siga os procedimentos:

Para desativar o Firewall:

  • Abra o aplicativo Avast Antivirus.
  • Clique em Proteção no painel esquerdo.
  • Selecione a caixa Firewall.
  • Deslize o botão para desativar o Firewall.
  • O controle deslizante fica vermelho (DESL.) e o Firewall é desativado pela duração selecionada. (recomendamos desativar por tempo indeterminado).

Como resolver

ATENÇÃO: Antes de realizar qualquer procedimento, baixe o Permissoes.exe clicando aqui.

  • Assim que realizado o download, copie o arquivo e cole o mesmo na pasta Exe da instalação do seu Clipp Store (no computador servidor).
  • Para isso, clique com o botão direito sobre o atalho do ClippStore, vá até Propriedades e clique em Abrir Local do Arquivo ou Localizar Destino.
  • Cole o arquivo na pasta que for aberta e posteriormente dê um duplo clique sobre o mesmo.

Procedimento 1 |

A mensagem pode ser retornada pois o caminho do banco de dados informado no arquivo de configuração Clipp.ini esta incorreto, para o ajuste, execute os procedimentos em seu Servidor:

  1. Em sua área de trabalho, sobre o ícone do Clipp Store, clique com o botão direito do mouse e vá em Propriedades Abrir Local do Arquivo. Para Windows XP acesse Localizar Destino. Na janela que foi aberta localize o clipp.ini ou somente clipp;

    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo 

  2. Assim que localizar e selecionar o arquivo,  exclua o mesmo, em seguida, localize o arquivo ip.exe ou somente ip, clique com o botão direito do mouse e vá até Executar como administrador;

    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo
    Caso utilize Windows XP, apenas clique duas vezes sobre o arquivo. 

Esse procedimento irá criar um novo clipp.ini com o caminho correto para seu banco de dados.

Após executar o arquivo, teste abrir seu Clipp Store.

 

Procedimento 2 |

Verifique se o Firebird encontra-se em execução em seu computador, para verificar o Firebird siga o procedimento:

  1. Acesse o Menu Iniciar – Painel de Controle – Firebird Server Manager, será exibida a tela conforme imagem abaixo;

    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo
     

  2. Verifique se seu Firebird está configurado conforme imagem acima¹, caso não esteja configure da mesma forma. O botão Stop indica que o Firebird está em execução, caso possuir o botão Start clique sobre o mesmo para iniciar o serviço².

OBS¹: Caso o serviço já esteja iniciado, realize o próximo procedimento. 

OBS²: Caso apresente algum erro ao iniciar o serviço Firebird ou o mesmo não permitir ser parado/iniciado realize o próximo procedimento. 

Feito isso, teste abrir seu Clipp Store.

 

Procedimento 3 |

Persistindo a situação após efetuar todos os procedimentos acima, deverá conferir se o serviço do Firebird está iniciado. Para isso pressione as teclas Winkey + R de seu teclado. Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo . Na janela Executar digite services.msc e pressione OK.

Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo

Na lista de Serviços do Windows procure pelos serviços do Firebird

Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo

Ambos os serviços (Firebird Guardian e Firebird Server) devem estar com o Status Em Execução. Se algum deles não estiver, clique duas vezes sobre o item e em seguida no botão Iniciar.

Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo

Após iniciar os Serviços clique em OK e teste abrir o sistema novamente.

 

Procedimento 4 |

Caso a situação persistir, deve fechar todo o sistema e efetuar os procedimentos abaixo:

Antes de efetuar o procedimento realize um Backup de seus dados (para o procedimento de Backup clique aqui). Em seguida realize os próximos passos:  

  1. Acesse o menu Iniciar / Painel de Controle / Programas e Recursos;
  2. Na lista que for apresentada, localize o Firebird 2.5.2 e desinstale o mesmo;

    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo

    IMPORTANTE: O Clipp Store é compatível com a versão 2.5.2 do Firebird, caso existir alguma versão anterior, o funcionamento do mesmo pode ser comprometido e apresentar instabilidades. Recomendamos que seja mantida apenas a versão 2.5.2 do Firebird instalada no seu computador.

    Após desinstalar, abra o ComputadorDisco Local CArquivos de programas (ou arquivos de programas X86) e APAGUE a pasta FireBird;
    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo

  3. Acesse a pasta de instalação do seu Clipp Store;
    Por padrão a mesma encontra-se em:

    Windows XP:
    C:Arquivos de programasCompuFourClipp

    Windows Vista, 7, 8 ou 10:
    C:Program FilesCompuFourClipp (32 bits)
    C:Program Files (x86)CompuFourClipp (64 bits)
     

  4. Localize o arquivo Firebird-2.5.2.26539_0_Win32.exe ou somente Firebird-2.5.2.26539_0_Win32, clique com o botão direito sobre o mesmo e vá até Executar como Administrador;

    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo
     

  5. Realize a instalação mantendo todas as opções padrão selecionadas, portanto, clique em Seguinte em todas as telas;
     
  6. Ao concluir a instalação clique com o botão direito do mouse no Clipp e vá na opção Abrir local do arquivo;
    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo
     
  7. Localize o Classe.bat ou apenas Classe, clique com o botão direito no mesmo e em seguida Executar como Administrador;
    Compufour maio 31st, 2025 Vídeo disponível no final do artigo

     
  8. Ao finalizar a execução do Classe, realize o teste abrindo o seu Clipp Store.

 

Caso tenha dúvidas na execução dos procedimentos solicite auxílio de um técnico em informática de sua confiança;

 

Procedimento 5 |

Caso persistir o retorno após realizar os procedimentos anteriores, devem ser verificadas as proteções/permissões de todos os computadores da rede.

Realize todos os procedimentos citados abaixo:

Após todas as permissões estarem devidamente liberadas, teste abrir seu Clipp Store.

 

Procedimento 6

Persistindo a situação após efetuar todos os procedimentos acima, deverá conferir se o nome do computador está no padrão sugerido. Acesse o artigo abaixo conforme versão do Sistema Operacional utilizado: 

Após alterar o nome do computador e ajustar o clipp.ini conforme instruções acima, teste a abrir o sistema. 

Caso tenha dúvidas na execução dos procedimentos solicite auxilio de um técnico em informática de sua confiança.

 

Caso a mensagem apresentada na abertura do Clipp Store for diferente, verifique os artigos abaixo:

 

→ Your user name and password are not defined. Ask your database administrator to set up a Firebird login.

→ Unable to complete network request to host “Servidor”. Failed to establish a connection.

→ Unable to complete network request to host “Usuario-PC Failed to locate host machine.

→ I/O error during “ReadFile” operation for file “C:…BaseCLIPP.FDB Error while trying to read from file. Final do arquivo alcançado.

→ Unsupported on-disk structure for file C:Program filesCompuFourClippBaseCLIPP.FDB; found 11.2, support 11.0.

→ Bad parameters on attach or create database CHARACTER SET WIN1252 is not defined.

→ Unsupported on-disk structure for file C:Arquivos de programasCompuFourClippBaseCLIPP.FDB; found 32779.10, support ..

Palavras-Chave: Firebird, “Não foi possível conectar ao banco de dados: … Mensagem original: SQL Server Error: , Não foi possível conectar ao banco de dados: … Mensagem original:, Unable to complete network request to host, clipp.ini 238

Video