Divergências apresentadas ao validar arquivo Sintegra
Divergências apresentadas ao validar arquivo Sintegra
Abaixo serão listadas as possíveis situações apresentadas no momento em que o arquivo Sintegra está sendo validado, lembramos que o gerador e o validador devem estar sempre atualizados.
- Para o procedimento de atualização do gerador Sintegra clique aqui.
(Para atualizar o validador, acesse o link https://www.sefaz.rs.gov.br/DWN/Downloadstg.aspx?, faça o download do arquivo e instale o mesmo).
Como localizar a linha referente a crítica dentro do arquivo TXT:
Valide o arquivo, depois de validado verifique dentro do validador na guia Críticas, qual é a linha que está sendo apresentada a divergência.
Agora acesse a aba Validar, clique em Visualizar e quando abrir a janela contendo os registros pressione a tecla F4, neste momento será solicitado o número da linha, digite o número e pressione Enter.
Automaticamente o cursor estará no primeiro campo da linha solicitada. Poderá ter como base, na barra de status do validador, a opção “Desc:”, como mostra a imagem abaixo, esta informação indica ao que se refere o campo selecionado, neste caso o campo selecionado é a Unidade da Federação (UF).
Segue abaixo algumas críticas que podem ser apresentadas, bem como os ajustes necessários para corrigi-las:
Registro 10 e 11
Mensagem de erro: Dia deve ser 01.
Solução: Data inicial informada não é o 1º dia do mês. O período geração do arquivo deve ser sempre do primeiro dia até o último dia do mês.
Mensagem de erro: Dia deve ser 30 ou 31.
Solução: Data final informada não é o último dia do mês. O período geração do arquivo deve ser sempre do primeiro dia até o último dia do mês.
Registro 50
Mensagem de erro: UF Inválida.
Solução: No cadastro do cliente ou o fornecedor da nota fiscal o campo UF não está preenchido.
Mensagem de erro: Inscrição Inválida para UF CNPJ: .
Solução: Inscrição Estadual do Cliente ou Fornecedor inválida para UF, consulte pelo CNPJ informado e cadastre a Inscrição Estadual correta.
Mensagem de erro: Este arquivo contém documentos modelo 01 com destinatário sem CNPJ/CPF e com IE ISENTO.
Solução: Verificar nas notas fiscais referentes ao erro se os clientes que foram lançados tem CNPJ ou CPF, caso não tenha somente informar.
Mensagem de erro: Modelo Inválido
Solução: Verifique se todas as notas emitidas no mês em questão estão com o modelo correto (01, 55, 08, 06, …), caso não estiver ajuste e teste novamente.
OBS: Para versões anteriores ao Clipp Store 2015 o ajuste do modelo da nota deverá ser realizado diretamente no arquivo txt do Sintegra. Solicite auxílio da contabilidade para realizar essa alteração.
Mensagem de erro: Não encontrado registro tipo 50 correspondente
Solução: Verifique qual é o número da nota em questão, vá no módulo de vendas e veja se essa nota não está com a Natureza de Operação NENHUM e na cor cinza. Se sim, vá no gerenciador de NFe e verifique se consta o registro dessa nota, caso não tiver deverá efetuar os procedimentos de inutilização da mesma novamente.
Clique aqui para verificar os procedimentos.
Registro 54
Mensagem de erro: Conteúdo inexistente
Campo: CST
Solução: Verifique qual é o número da nota em questão, vá no módulo de Compras / clique duas vezes sobre a nota / verifique qual item está sem o CST / clique sobre o mesmo / clique no botão Alterar e informe o CST do item em questão. Após clique em OK e finalize a nota.
OBS.: Identificamos que quando o Emitente do sistema for de MG e receber notas de Fornecedores de MG ocorre um “Erro de Soma” ao conferir as notas fiscais lançadas. Informamos que esta situação é algo que o “Validador do Sintegra” faz e não tem relação com o arquivo gerado pelo Clipp Store. Nosso sistema gera corretamente o arquivo. Estamos tentando contato com desenvolvedores do Validador para informar a questão.
Registro 60
Mensagem de erro: Conteúdo inválido – Número da Registradora
Solução: Feche todos os executáveis relacionados ao Clipp Store em todos os computadores, no computador servidor acesse a pasta Base onde o sistema está instalado.
Para acessar essa pasta clique com o botão contrário do mouse sobre o ícone do Clipp / Propriedades / Localizar Destino ou Abrir Local do Arquivo e acesse a pasta (pasta padrão: C:Arquivos de ProgramasCompufourClippBase);
Copie o arquivo CLIPP.FDB para a área de trabalho;
Após isso, abra o Emissor de Cupom Fiscal / Pressione a tecla F7 / Arquivo Espelho MFD / Selecione a opção Por intervalo de datas / Informe o período de geração do arquivo Sintegra / Feche o Emissor de Cupom Fiscal / Clique com o botão contrário do mouse sobre o ícone do Emissor de Cupom Fiscal / Propriedades / Localizar destino ou Abrir local do arquivo / Localize a pasta PAF e abra a mesma / Localize o arquivo EspelhoPorData que foi gerado.
Então agora nos envie os dois arquivos para [email protected] onde o assunto do e-mail deve ser Validação Sintegra – Registro 60 – Conteúdo inválido – [Serial do sistema que é usado pela empresa]
Estaremos analisando e retornamos em breve.
Mensagem de erro: Receita bruta do ECF diverge do somatório dos analíticos
Solução: Ocorre quando as informações da redução Z não foram gravadas corretamente, nesse caso deverá entrar em contato com o contador da empresa, solicitar uma cópia de todas as reduções Z do mês em questão e efetuar os ajustes conforme indicado no artigo de Ajuste do Arquivo de Redução Z;
Mensagem de erro: Valor não informado – Número de Operação fim dia
Solução: Ocorre quando o número da redução Z (COO) não foi registrada corretamente. nesse caso deverá entrar em contato com o contador da empresa, solicitar uma cópia de todas as reduções Z do mês em questão e efetuar os ajustes conforme indicado no artigo de Ajuste do Arquivo de Redução Z;
Mensagem de erro: Registro 60 D sem o registro mestre correspondente.
Solução: Ocorre quando as informações da redução Z não foram gravadas corretamente, nesse caso deverá entrar em contato com o contador da empresa, solicitar uma cópia de todas as reduções Z do mês em questão e efetuar os ajustes conforme indicado no artigo de Ajuste do Arquivo de Redução Z;
Mensagem de erro: Registro 60 item sem o registro mestre correspondente.
Solução: Ocorre quando as informações da redução Z não foram gravadas corretamente, nesse caso deverá entrar em contato com o contador da empresa, solicitar uma cópia de todas as reduções Z do mês em questão e efetuar os ajustes conforme indicado no artigo de Ajuste do Arquivo de Redução Z;
Mensagem de erro: Registro 60 Analítico informado em duplicidade.
Solução 1: Verifique o dia em que está lhe retornando a crítica e abra o Emissor de Cupom Fiscal. Com o programa já aberto, pressione a tecla F10 e vá na opção Arquivo de Reduções Z. Clique sobre o botão […] na linha referente ao dia que possui a crítica. Na tabela que lhe será exibida, verifique se o campo Totalizador está de acordo com os Totalizadores Válidos. Por exemplo: quando o valor for referente ao cancelamento de ICMS, irá ser inserido com o totalizador como Can-T, se for inserido em minúsculo, ou seja, como can-t, sem efetuar a diferenciação entre maiúsculo e minúsculo, irá causar a crítica. Segue abaixo lista completa dos Totalizadores Válidos, juntamente com seu significado:
xxTnnnn: Valores de operações tributadas pelo ICMS, onde “xx” representa a posição e “nnn” o imposto. Exemplo: 01T1800 (posição 01=18%)
xxSnnnn: Valores de operações tributadas pelo ISS, onde “xx” representa a posição e “nnn” o imposto. Exemplo: 05S0300 (posição 05=3%)
Fn: Valores de operações tributadas por Substituição Tributária pelo ICMS, onde “n” representa a posição. Exemplo: F1
In: Valores de operações isentas de ICMS, onde “n” representa a posição. Exemplo: I1
Nn: Valores de operações com Não Incidência de ICMS, onde “n” representa a posição. Exemplo: N1
FSn: Valores de operações tributadas por Substituição Tributária pelo ISS, onde “n” representa a posição. Exemplo: FS1
ISn: Valores de operações Isentas de ISS, onde “n” representa a posição. Exemplo: IS1
NSn: Valores de operações com Não Incidência de ISS, onde “n” representa a posição. Exemplo: NS1
OPNF: Somatório acumulado dos totalizadores de Operações Não Fiscais
DT: Total de descontos de ICMS
DS: Total de descontos de ISS
AT: Total de acréscimos de ICMS
AS: Total de acréscimos de ISS
Can-T: Total de cancelamentos de ICMS
Can-S: Total de cancelamentos de ISS
IMPORTANTE: O sistema diferencia maiúsculas de minúsculas, portanto, ajuste os totalizadores exatamente conforme legenda acima.
Solução 2: Caso o procedimento informado anteriormente não obtiver sucesso, feche todos os executáveis relacionados ao Clipp Store em todos os computadores, no computador servidor acesse a pasta Base onde o sistema está instalado.
Para acessar essa pasta clique com o botão contrário do mouse sobre o ícone do Clipp / Propriedades / Localizar Destino ou Abrir Local do Arquivo e acesse a pasta (pasta padrão: C:Arquivos de ProgramasCompufourClippBase);
Copie o arquivo CLIPP.FDB para a área de trabalho;
Após isso, abra o Emissor de Cupom Fiscal / Pressione a tecla F7 / Arquivo Espelho MFD / Selecione a opção Por intervalo de datas / Informe o período de geração do arquivo Sintegra / Feche o Emissor de Cupom Fiscal / Clique com o botão contrário do mouse sobre o ícone do Emissor de Cupom Fiscal / Propriedades / Localizar destino ou Abrir local do arquivo / Localize a pasta PAF e abra a mesma / Localize o arquivo EspelhoPorData que foi gerado.
Então agora nos envie os dois arquivos para [email protected] onde o assunto do e-mail deve ser Validação Sintegra – Registro 60 – Analítico informado em duplicidade – [Serial do sistema que é usado pela empresa]
Estaremos analisando e retornamos em breve.
Registro 61
Mensagem de erro: Formato inválido
Campo: Modelo
Solução: Ao lançar as notas Série D deverá sempre informar:
Modelo: 02
Série: D
SubSérie: 01 ou em branco (verificar com a contabilidade)
Caso alguma nota tenha sido lançada com série e modelo incorreto reabra a nota e ajuste tal informação. Após gere novamente o arquivo do Sintegra.
Registro 75
Mensagem de erro: Registro tipo 75 sem registro correspondente em pelo menos um dos tipos: 54,57,60D,60I,60R,74,77,86.
Solução 1: A situação pode ser causada quando há alguma nota pendente, ou seja, sem status. Normalmente nestes casos será apresentada uma mensagem durante a geração do arquivo informando a situação:
Portanto, quando apresentada essa mensagem, deverá cancelar a geração do arquivo e efetuar os ajustes necessários, ou seja, todas as notas pendentes devem ser autorizadas, canceladas (caso já estejam autorizadas) ou inutilizadas (caso não estejam autorizadas).
Caso a mensagem acima não seja apresentada, confira todas as notas eletrônicas do mês.
Feito isso, gere o arquivo novamente e valide-o.
Solução 2: Atualize seu Clipp Store para a última versão disponível. Para verificar os procedimentos clique aqui.
Solução 3: Após ter conferido se não há nenhuma nota pendente e ter atualizado o sistema, gere o arquivo novamente e caso a situação persista envie um e-mail para o Suporte informando a versão do Gerador do Sintegra.
Envie a informação para [email protected] onde o assunto do e-mail deve ser Registro 75 sem nenhum outro registro correspondente – [Serial do sistema que é usado pela empresa].
Estaremos analisando e retornamos em breve.
Mensagem de erro: Formato Inválido.
Solução: Campo CST do produto está em branco, preencha com um valor correto. Para ter certeza sobre o que deve ser preenchido deve consultar o contador da empresa.
Mensagem de erro: Conteúdo inexistente.
Solução: Unidade de medida do produto encontra-se em branco, acesse o cadastro do mesmo e preencha o campo.
Mensagem de erro: Campo alfanuméricos devem ser alinhados à esquerda.
Solução 1: Campo de Unidade de medida do produto está com espaço na frente;
Solução 2: Arquivo teve sua estrutura alterada, consulte o contador da empresa para o ajuste ou gere o mesmo novamente.
Registro 90
Mensagem de erro: Encontrado final de arquivo antes do registro tipo 90.
Solução: A última linha do Arquivo Fiscal não foi criada, deve gerar o arquivo novamente.
INFORMAÇÂO IMPORTANTE: O Sintegra não foi alterado para receber o CF-e-SAT, modelo 59.
Lembrando que o contribuinte sujeito contribuinte do “Simples Nacional fica dispensado do cumprimento das obrigações acessórias da Portaria CAT 147 de 2012 relativas à escrituração e ao registro de informações em
livros fiscais que o mesmo não esteja obrigado a adotar
FONTE: SEFAZ/SP
Pergunta Nº 112