Arquivo de Redução Z
Ajustando o Arquivo de Redução Z
Uma das opções para o ECF no Clipp Store é a possibilidade de alteração das informações gravadas do Arquivo de Redução Z, informações essas que são gravadas pela impressora fiscal na sua base de dados, essa gravação é feita no momento que a redução é emitida. Importante: A redução Z deve ser emitida sempre no final do expediente, no caso no final do dia, antes das 23:59:59. Isso irá evitará divergências nos seus arquivos de SPED Fiscal, SPED PIS/COFINS, Sintegra e até mesmo na base de dados.
Para acessar a tela onde poderão ser feitas as alterações, acesse o Emissor de Cupom Fiscal, pressione a tecla F10 e clique em Arquivo de RZ.
Será apresentada uma tela com todas as reduções emitidas no sistema:
- Número de Série – ECF: Número de série da impressora fiscal utilizada, a qual gerou as informações dessa redução.
- CRZ: Contador de Redução Z, encontrado na própria redução, será sempre na sequência caso utilizado o mesmo sistema.
- CRO: Contador de Reinício de Operação, essa é a quantidade de vezes que o equipamento saiu de intervenção e foi recolocado em condições de uso.
- COO: Contador de Ordem de Operação, quantidade de documentos impressos na impressora, aqui são armazenadas todas as impressões (Leitura X, Cupom Fiscal, Redução Z, Sangria, inclusive documentos não fiscais como cupom vinculado).
- COO-Inicial: Número do primeiro documento emitido no dia.
- COO-Final: Número do último documento emitido no dia.
- Total Inicial: O dia iniciou com esse valor no totalizador, caso usado o mesmo sistema esse valor deve ser igual ao Total Final do dia anterior.
- Total Final: Esse valor será a soma do Total Inicial com a Venda Bruta do dia. (Total Inicial + Venda Bruta = Total Final)
- Movimento: Essa data se refere ao dia que foram feitos esses lançamentos.
- Data Redução: Data que foi realizada a Redução Z, lembramos nesse caso que a redução deve ser emitida sempre no mesmo dia que teve a movimentação.
- Hora Redução: Hora a qual foi emitida a redução.
- Venda Bruta: Soma de todos os totalizadores utilizados na Impressora Fiscal naquele dia.
Caso algum desses campos estiver em branco ou incorreto em comparação ao que foi impresso na Redução Z, poderá clicar sobre o campo duas vezes e ajustar o valor. Sugerimos nesse caso ter acompanhamento do contador da empresa.
Além dessas informações, possuímos para cada um dos dias os Totalizadores, são identificados como totalizadores os cancelamentos, descontos, todas as alíquotas, vendas feitas com substituição, produtos isentos e não tributados. Para conferir/alterar esses totalizadores, clique sobre o botão […] que encontra-se no final da linha que deseja alterar.
Ao preencher os totalizadores da redução Z, deve-se utilizar sempre o valor de base de calculo!
Essa tela deverá conter todos os totalizadores com valor acima de 0,00 que foram utilizados naquele dia. Já mencionados na própria tela alguns totalizadores válidos, além desses existem as alíquotas que serão identificadas da seguinte forma (baseado na imagem acima): 02T – Posição da alíquota na RZ. 1200 – alíquota de 12%. Também poderá usar F1 para substituição, N1 para não tributado e I1 para Isento. Lançando os dados e tendo certeza dos mesmos clique em Confirmar Alterações.
Dentro do Arquivo de RZ existe na parte inferior da tela a diferença, essa diferença deve ser igual a 0,00. São apresentadas duas linhas com valor para o cálculo da diferença, na primeira linha consta o valor da venda bruta, que deve ser igual ao Total Final do dia – Total Inicial do dia. Na segunda linha consta a soma de todos os totalizadores que foram utilizados no dia. Os valores de ambas as linhas devem ser iguais para que o resultado da substração seja zero.
Caso os valores não estiverem corretos será apresentada uma diferença acima de zero e na cor vermelha, nesse caso, deverá conferir os valores na Redução Z e preencher no sistema conforme explicado acima.