Rejeição 531: “Total da BC ICMS difere do somatório dos itens” ao emitir NFC-e
Sintomas
Ao tentar emitir uma NFC-e é apresentada a seguinte mensagem:
Rejeição: “531 – Total da BC ICMS difere do somatório dos itens.”
Causa
Quando for emitida uma NFC-e e o Total da Base de Cálculo do ICMS informado no Grupo de Totais da NFC-e for diferente do somatório da Base de Cálculo dos itens que fazem parte deste cálculo.
Como Resolver
Essa situação poderá ser apresentada devido a dois motivos, valor de Base de ICMS que não deve ser informado (Empresas Optantes pelo Simples) e valor de base calculado de forma incorreta (Empresas não Optantes).
Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) – Empresas Optantes pelo Simples Nacional
Para Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas, quando for apresentada essa mensagem, abra seu Clipp Store, acesse o módulo de Estoque e abra o cadastro do produto que foi lançado na venda.
Confira se o campo Taxa ICMS/ISS CFe/NFe Não Contrib. encontra-se preenchido ou em branco, insira no mesmo uma taxa Isenta de ICMS.
Após ter conferido o preenchimento do cadastro do produto, caso o campo Taxa ICMS/ISS estiver em branco, efetue os procedimentos a seguir:
Caso o campo Taxa ICMS/ISS do produto esteja preenchido, clique aqui.
- Acesse Configurações / Operações de ICMS/ISS / Naturezas;
- Localize o CFOP 5102 – Venda à vista, clique sobre o mesmo e verifique o que está preenchido no campo Taxa, identificando essa informação, feche o cadastro;
- Acesse agora Configurações / Operações de ICMS/ISS / Taxas;
- Dentro desta tabela, localize a linha com a Taxa, selecione a mesma e clique em Alterar;
- Confira e ajuste o preenchimento dos dados com o auxílio do seu contabilista, geralmente deverá zerar os valores de Base ICMS, Base ICMS F.E (clientes fora do estado), e Base ICMS-ST.
Empresas Optantes pelo Simples Nacional não tributam ICMS na Venda através da NFCe, portanto, os campos Base ICMS bem como a % da Alíquota preenchida na coluna de seu Estado devem ser igual à zero. De qualquer forma, antes de qualquer alteração, consulte sua contabilidade.
- Após concluir clique no OK e fecha a tabela;
- Abra o seu Emissor de NFC-e, acesse as Vendas Emitidas (F7), clique com o botão direito do mouse sobre a venda em questão e selecione Alterar NFC-e Não Transmitida;
- Finalize novamente a venda e transmita a mesma.|
Caso o campo Taxa ICMS/ISS do cadastro do produto estiver preenchido, efetue os procedimentos a seguir:
- Acesse Configurações / Operações de ICMS/ISS / Taxas;
- Dentro desta tabela, localize a linha com a Taxa que estava selecionada no cadastro do produto, selecione a mesma e clique em Alterar;
- Confira e ajuste o preenchimento dos dados com o auxílio do seu contabilista.
Empresas Optantes pelo Simples Nacional não tributam ICMS na Venda através da NFCe, portanto, os campos Base ICMS bem como a % da Alíquota preenchida na coluna de seu Estado devem ser igual à zero. De qualquer forma, antes de qualquer alteração, consulte sua contabilidade.
- Após concluir clique no OK e fecha a tabela;
- Abra o seu Emissor de NFC-e, acesse as Vendas Emitidas (F7), clique com o botão direito do mouse sobre a venda em questão e selecione Alterar NFC-e Não Transmitida;
- Finalize novamente a venda e transmita a mesma.
Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) – Empresas não Optantes pelo Simples Nacional
Para Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas, quando for apresentada essa mensagem, abra seu Clipp Store, acesse o módulo de Estoque e abra o cadastro do produto que foi lançado na venda. Neste momento, verifique se o campo CST CFe (para verificar a relação de CST aceitos pela NFC-e clique aqui) encontra-se preenchido conforme a orientação do seu contabilista, também confira se o campo Taxa ICMS/ISS CFe/NFe Não Contrib. encontra-se preenchido ou em branco.
Após ter conferido o preenchimento do cadastro do produto, caso o campo Taxa ICMS/ISS estiver em branco, efetue os procedimentos a seguir:
- Acesse Configurações / Operações de ICMS/ISS / Naturezas;
- Localize o CFOP 5102 – Venda à vista, clique sobre o mesmo e verifique o que está preenchido no campo Taxa, identificando essa informação, feche o cadastro;
- Acesse agora Configurações / Operações de ICMS/ISS / Taxas;
- Dentro desta tabela, localize a linha com a Taxa, selecione a mesma e clique em Alterar;
- Confira e ajuste o preenchimento dos dados com o auxílio do seu contabilista de forma que sejam compatíveis com o CST CFe informado anteriormente;
- Após concluir clique no OK e fecha a tabela;
- Abra o seu Emissor de NFC-e, acesse as Vendas Emitidas (F7), clique com o botão direito do mouse sobre a venda em questão e selecione Alterar NFC-e Não Transmitida;
- Finalize novamente a venda e transmita a mesma.
Caso o campo Taxa ICMS/ISS do cadastro do produto estiver preenchido, efetue os procedimentos a seguir:
- Acesse agora Configurações / Operações de ICMS/ISS / Taxas;
- Dentro desta tabela, localize a linha com a Taxa que estava selecionada no cadastro do produto, selecione a mesma e clique em Alterar;
- Confira e ajuste o preenchimento dos dados com o auxílio do seu contabilista de forma que sejam compatíveis com o CST CFe informado anteriormente;
- Após concluir clique no OK e fecha a tabela;
- Abra o seu Emissor de NFC-e, acesse as Vendas Emitidas (F7), clique com o botão direito do mouse sobre a venda em questão e selecione Alterar NFC-e Não Transmitida;
- Finalize novamente a venda e transmita a mesma.
Relação de CST/CSOSN aceitos pela NFC-e|
ATENÇÃO: Só serão criadas as tags de ICMS para empresas Não Optantes do Simples Nacional e que utilizem o CST 00 e 20. Nos outros casos, sugerimos que utilize no cadastro do produto ou no cadastro do CFOP que será utilizado para emitir a NFC-e uma taxa que possua a Base ICMS 0 (zero).