Importação de XML na Nota de Compra
Importando o arquivo XML para Nota de Compra
O Clipp Store possui o recurso para efetuar a importação do arquivo XML que foi recebido do fornecedor da mercadoria, dessa forma facilitando o procedimento de lançamento dos itens através da nota de entrada.
Para efetuar a importação do arquivo XML acesse o módulo de Nota Fiscal de Compra e clique no botão Novo, também é possível gerar uma nova nota de compra através do menu Editar / Novo.
Na tela, será apresentada uma janela com o leiaute de uma nota fiscal e será necessário informar o número da nota e a Natureza de Operação correta, conforme orientação do contabilista responsável e em seguida clicar no botão Importar NFe, conforme a imagem a seguir.
Em seguida será aberta a tela para efetuar a importação do arquivo XML, o mesmo já deve estar salvo no seu computador, caso não esteja, exija do fornecedor ou efetue o download do arquivo via site conforme Artigo 622.
Possuindo o arquivo, poderá então clicar no botão Importar via XML, localizar o arquivo XML do qual deseja importar os dados e confirmar a sua abertura. Os dados do arquivo XML serão apresentados na tela conforme a imagem a seguir:
Marcando a opção “Código do fornecedor na referência dos produtos” o sistema vai aplicar o identificador do item do fornecedor no campo de referência do item.
Marcando a opção “Desconsidear EAN” O sistema irá ignorar o EAN vindo no XML.
É importante destacar que o sistema vai informar qual unidade está sendo aplicada em comparação com a unidade original que veio no XML.
Caso os produtos adquiridos sejam controlados por grade e tenham sido agrupados em um único item na nota do fornecedor, clique aqui.
No momento de efetuar a importação do arquivo XML o sistema irá buscar os produtos já cadastrados no estoque e irá mostrar os mesmos no campo relacionado à descrição dos produtos no estoque. Essa busca é feita na seguinte ordem:
* Código de Barras
* Descrição completa do produto
* Primeiros 20 caracteres da sua descrição.
Após o sistema buscar os produtos já cadastrados no estoque e relacioná-los com base na descrição, conforme a necessidade, poderá utilizar o botão Desvincular, ou clicar com o botão direito do mouse sobre o botão Desvincular e Desvincular todos.
ATENÇÃO! Só é possível desvincular caso o item esteja parametrizado!
♦ Para que os dados sejam importados corretamente para a sua nota fiscal de entrada, será necessário informar qual é o produto recebido e à qual produto do seu estoque o mesmo corresponde, para efetuar os ajustes necessários, clique sobre o produto apresentado e depois no botão Localizar, caso já tenha o produto cadastrado no estoque.
♦ Tratando-se de um produto novo, é possível apenas selecionar o mesmo e clicar no botão Cadastrar para que o mesmo seja adicionado ao seu estoque automaticamente.
OBS: Antes de cadastrar o produto, é possível também alterar a descrição do fornecedor. Selecione o produto e pressione a tecla F2 para editar a descrição do fornecedor, após, ao clicar em Cadastrar, o produto será cadastrado em seu estoque com a descrição informada.
♦ Depois de relacionar os produtos do estoque com os produtos do arquivo XML os mesmos ficarão na cor verde .
OBS: É necessário efetuar este direcionamento com todos os produtos do seu arquivo XML para que a importação fique correta.
➜ O botão Parametrizar pode ser utilizado para parametrizar a importação do arquivo XML que foi recebido de seu fornecedor, dessa forma facilitando o procedimento de lançamento dos itens através da nota de entrada, para o procedimento detalhado clique aqui. Caso utilize a versão 2016 ou anterior clique aqui.
OBS: Ao clicar com o botão direito do mouse sobre esse botão terá a opção de Parametrizar todos.
♦ Após conferir todos os dados do arquivo XML que está sendo importado (ICMS, IPI, Desconto/Acréscimo, Frete, Seguro, Outras Despesas, Total dos Produtos, Total da Nota e Informações Complementares), clique no botão Importar para que os dados do arquivo XML sejam apresentados automaticamente na sua nota fiscal de compra.
Cálculo do Custo de compra do frete:
Preço de custo com valor de um conhecimento de frete vinculado
Valor total do frete * (Valor unitario do item / Valor total da nota)) / Quantidade total do item
Exemplo:
Nota com dois itens, total da nota 2435,00
Frete total 95,45
Item 1
Valor do item 235,00
Quantidade 5
Custo normal sem o frete é 47,00
Preço custo = (95,45 * (235,00 / 2435,00)) / 5 = 1,82 + 47,00 = 48,82 custo item
Item 2
Valor item 2200
Quantidade 100
Custo normal sem o frete é 22,00
Preço custo = (95,45 * (2200,00 / 2435,00)) / 100 = 0,85 + 22,00 = 22,85 -> item 31
OBS: Caso o fornecedor não esteja cadastrado no seu sistema, será apresentada a mensagem abaixo, solicitando a inclusão do mesmo, clique no botão Sim para prosseguir.
OBS²: Caso tenha deixado de relacionar um ou mais produtos será apresentada a mensagem informando que o item não foi localizado, poderá clicar em Sim para prosseguir ou Não para voltar à tela de Importação.
Em seguida será apresentada a tela informando se deseja cadastrar somente o item que não foi vinculado ou cadastrado, e se caso tiver mais de um item sem vínculo com algum produto também poderá cadastrar todos de uma vez, apenas clicando no botão Todos.
Após confirmar a mensagem, os dados que foram visualizados anteriormente serão importados para a nota fiscal de compra. Lembrando que na nota se o CFOP principal for diferente dos itens será apresentada a mensagem “CFOP da nota diferente dos itens. Deseja atribuir o CFOP para todos os itens lançados“.
Caso desejar atribuir o CFOP principal para todos os itens, clique em Sim, caso contrário clique em Não, confira as informações lançadas e clique em Finalizar.
OBS: Em casos em que não exista um CFOP de operação inversa ao de venda será atribuído o mesmo CFOP da Natureza Principal. Exemplo: Nota venda foi emitida com o CFOP 5405 e na entrada não existe o CFOP 1405, nestes casos, confira com seu contador qual o CFOP correto a ser utilizado nos itens e efetue o ajuste manualmente antes de finalizar a nota.
♦ Depois de finalizar a nota é necessário conferir o cadastro do produto em seu módulo de estoque e ajustar o mesmo conforme a orientação do contador e necessidade da empresa.
Campos que são importados para a Nota de Compra se estiverem corretamente preenchidos no arquivo XML
- Número da Nota Fiscal Eletrônica;
- Série da Nota Fiscal Eletrônica;
- Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica;
- Fornecedor e Dados Cadastrais do Mesmo;
- NCM
- %ICMS;
- BC ICMS;
- Valor ICMS;
- BC ICMS-ST;
- Valor ICMS-ST;
- %IPI;
- Valor do IPI;
- CST IPI;
- CST;
- Frete;
- Seguro;
- Outras Despesas;
- Desconto/Acréscimo;
- Total dos Produtos;
- Total da Nota;
- Informações Complementares;
- Transportadora (quando já estiver cadastrada nos fornecedores com o ramo transportes).
Importante! Caso no XML contenha o CST 060 ou o CSOSN 500, não irá mais calcular o ST na NF, para que o valor seja destacado será necessário alterar o CST ou CSOSN para um diferente de 060 ou 500.
Quando houver importação de XML com cadastro de produtos, e o user desistir do processo, vai mostrar uma mensagem informando que foram cadastrados produtos e pedindo se ele deseja realmente abandonar o processo, se sim, vai gravar um registro na auditoria. Em cadastros – funcionários – exibir – eventos de auditoria;
Importação de XML – Itens com grade|
Existem casos onde a empresa faz compras de produtos distintos porém o fornecedor discrimina na nota apenas um produto.
Na Importação do arquivo XML para a nota de compra, possuímos a função Grade, para utilizá-la, é necessário possuir o produto previamente cadastrado no estoque como grade.
Caso tenha dúvidas sobre como cadastrar produtos com grade, clique aqui. Caso possuir a versão 2016 ou anterior clique aqui. Lembrando que não será necessário informar a quantidade dos produtos durante o cadastro no estoque pois a quantidade será adicionada a partir da Nota Fiscal de Compra.
Na tela de importação, localize o produto que possui grade, para isso, clique duas vezes sobre o campo Descrição do Cadastro de Estoque e faça a busca, ou selecione o item e clique no botão Localizar.
Clique sobre o botão Grade que ficou disponível.
Nesta tela, deverá distribuir seus produtos selecionando o Tamanho, Cor e Quantidade.
Com os dados corretos, poderá Importar o XML, conferir todos os dados da Nota de Compra e Finalizar a mesma.
Ao finalizar a nota, pode ser que apresente essa mensagem:
Ocorre quando o CST IPI está incompatível, o sistema vai sugerir o lançamento do 49 – Outras entradas, lembrando que só vai apresentar a mensagem se o CST IPI não for compatível com entradas e ocorre para evitar erros no SPED fiscal.
Se por ventura no sistema estiver marcada a opção para solicitar reajuste de preço na compra, abrirá a seguinte mensagem:
Pressionando Sim abrirá a tela de reajuste de preço. Nela é marcando a opção Custo da Ultima Compra que é possível alterar o preço de venda com base na compra que você acabou de finalizar.
No campo Forma de Reajuste, estará marcada a opção percentual. Para definir o percentual, existe o campo % de Reajuste, informe o valor do percentual e após isso, basta clicar em , assim na coluna R$ NOVO, irá apresentar o valor com base nos valores informados anteriormente.
Caso tenha maiores dúvidas referente a ferramenta reajuste de preço, Clique aqui.
Importar via MD-e.
Após manifestar o documento de entrada é possível importar seu XML, para isso, na tela de importação do XML, clique em Importar MD-e.
Será aberta a tela com a relação dos MD-e confirmados com a Confirmação da Operação
Após escolher o MD-e que deseja importar o XML, clique no botão Importar.
Caso queira, clique em Emitir MDE para abrir diretamente o atalho para emissão, em seguida basta seguir os procedimentos indicados aqui.
Video