Ferramentas do sistema – Verificando os arquivos da base de dados

Ferramentas do sistema – Verificando os arquivos da base de dados


Em alguns casos o sistema poderá apresentar divergências, ou até mesmo lentidão ao ser executado, nesses casos o procedimento abaixo é recomendado, pois verificará os arquivos DBF’s (arquivos onde os dados da empresa ficam armazenados). Para que o procedimento possa ser efetuado, deve fechar o sistema em todos os computadores e realizá-lo no computador servidor. Segue abaixo procedimento que deve ser realizado para essa verificação:

  1. Com tudo fechado em todos os computadores e à frente do computador servidor, clique com o botão contrário do mouse sobre o ícone do Aplicativos / Propriedades;
  2. Na guia Atalhos clique sobre a opção Localizar Destino ou Abrir Local do Arquivo;
  3. Será aberta a pasta onde o sistema está instalado;
  4. Antes de executar o procedimento, verifique se existem arquivos _kyt com extensão (tipo de arquivo) DBF;
  5. Existindo esses arquivos, deverá apagá-los;
  6. Agora localize e execute um arquivo chamado analisa.exe;
  7. Será inicializado o Ferramentas do Sistema, clique em Opções / Apagar arquivos temporários, deverá ser apresentada a mensagem que os arquivos foram excluídos com êxito (caso não apresentada, verifique se o sistema esta fechado em todos os computadores, caso já estiverem, reinicie o computador e inicie o procedimento novamente);
  8. Tendo os arquivos temporários excluídos, clique em OK, depois em Arquivo / Nova seleção de arquivos;
  9. Na tela serão listados os arquivos DBF’s em vermelho, clique em Incluir todos os arquivos e os mesmos devem ficar em verde ao lado direito, clique em OK;
  10. Agora para iniciar a verificação clique em Opções / Começar verificação;
  11. Aguarde a conclusão do arquivo, ao finalizar clique em Não e poderá abrir o sistema.

OBS: Caso apresentada alguma mensagem de arquivo danificado após efetuar o passo 10,  será necessário verificar um backup mais recente do Sistema.
Para o procedimento de como restaurar um backup no Aplicativos Comerciais, clique aqui, e persistindo a situação entre em contato com o Suporte Técnico através do telefone 49 3442 2970.