Erro de comunicação – Daruma

Erro de comunicação – Daruma


Erro de comunicação – Daruma

Caso possua o modelo Daruma FS800i (convênio 09/09) clique aquiPara os demais modelos, siga os procedimentos abaixo:

Caso apresentada a mensagem abaixo, clique em NÃO e siga os próximos passos: 

Compufour julho 27th, 2025 Caso possua o modelo Daruma FS800i (convênio 09/09) clique aqui. Para os demais modelos, siga os procedimentos abaixo:

Procedimento 1

Caso esteja na porta serial (COM):

  • Acesse dentro do Painel de Controle a opção Gerenciador de Dispositivos;
  • Localize as portas COM e LPT, clique com o botão contrário sobre / Desinstalar;
  • Após reinicie o computador, para que as mesmas sejam instaladas automaticamente e teste abrir o Emissor de Cupom Fiscal.

Caso esteja na porta USB:

  • Acesse dentro do Painel de Controle a opção Gerenciador de Dispositivos;
  • Localize a porta USB que a mesma está instalada (geralmente com o nome Daruma USB Printer), clique com o botão contrário do sobre sobre / Desinstalar;
  • Após, instale novamente o driver USB (poderá acessar o artigo de instalação para o Clipp Store).

Procedimento 2

Configurar a velocidade da Impressora Daruma no arquivo de configuração do Clipp Store.

Acesse a pasta onde o sistema Clipp Store está instalado, para isso, em sua área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Clipp Store / Propriedades / Abrir Local do Arquivo ou Localizar Destino;

Nesta pasta localize um arquivo chamado DarumaFramework.xml ou somente DarumaFramework;

Compufour julho 27th, 2025 Caso possua o modelo Daruma FS800i (convênio 09/09) clique aqui. Para os demais modelos, siga os procedimentos abaixo:

Feito isso clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Abrir com > Bloco de Notas, ou apenas clique na opção Editar;

Busque primeiro pela tag < ECF >. Dentro deste bloco de informações deverá verificar e ajustar as tags < Velocidade > e < PortaSerial >.

Obs: Para uma busca rápida dentro do arquivo, pressione a tecla Ctrl+F do seu teclado.

Na porta, informe o nome da porta de comunicação utilizada, USB ou COM1COM2 por exemplo.

Na velocidade preencha o valor 115200.

 

Compufour julho 27th, 2025 Caso possua o modelo Daruma FS800i (convênio 09/09) clique aqui. Para os demais modelos, siga os procedimentos abaixo:

Com as alterações realizadas, clique no menu Arquivo > Salvar. Após, abra seu Emissor de Cupom Fiscal

OBS: Para a correta comunicação com o Clipp Store, é necessário que sua Impressora Fiscal Daruma esteja configurada com a velocidade 115200. Caso possua dúvidas nas configurações clique aqui e siga as instruções, ou entre em contato com um técnico autorizado da Impressora Fiscal. 

Procedimento 3

Forçar Leitura X pelo equipamento

  • Para isto, ligue o ECF mantendo a tecla SELEÇÃO pressionada até que o LED EM LINHA comece a piscar. Solte o botão e aguarde a impressão do menu;
  • Siga as informações do menu (Pressionar a tecla SELEÇÃO uma vez para selecionar a opção de impressão da Leitura X) e uma vez o CONFIRMA.

Dúvidas quanto ao procedimento, poderá verificar diretamente com o técnico da impressora.

Procedimento 4

Persistindo a situação, é necessário excluir o arquivo DarumaFramework.xml ou somente DarumaFramework. Para isso, acesse a pasta onde o sistema Clipp Store está instalado (em sua área de trabalha clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Clipp StorePropriedades / Abrir Local do Arquivo ou Localizar Destino).

Na pasta que abriu, localize o arquivo DarumaFramework.xml ou somente DarumaFramework, clique com o botão direito sobre o mesmo e selecione a opção para Excluir. Feito isso, abra o emissor de cupom fiscal para realizar um novo teste.

Caso não obtenha resultado com nenhum dos procedimentos acima, orientamos que verifique com o Técnico da Impressora Fiscal.

|

Erro de comunicação – Daruma FS800i 

O primeiro passo é reinstalar o sistema e indicar o modelo correto da Impressora Fiscal. Em caso de dúvidas no procedimento de instalação, clique aqui.

Durante a instalação será solicitado o modelo da Impressora, marque a opção correta, conforme imagem:
Compufour julho 27th, 2025 Caso possua o modelo Daruma FS800i (convênio 09/09) clique aqui. Para os demais modelos, siga os procedimentos abaixo:

Abra o sistema e teste. Caso a situação persistir, abra a pasta onde o sistema está instalado (para abrir a pasta, clique com o botão contrário do mouse sobre o ícone do sistema > Propriedades > Localizar Destino ou Abrir Local do Arquivo). Localize o arquivo “c4ecf.ini”, abra o mesmo, confira se o nome da dll está indicado como: “Nomedll=c4ecf32_daruma.dll”, como mostra na imagem abaixo:

Compufour julho 27th, 2025 Caso possua o modelo Daruma FS800i (convênio 09/09) clique aqui. Para os demais modelos, siga os procedimentos abaixo:

OBS.: A impressora Daruma FS800i irá funcionar exclusivamente a partir da versão 2016 do Clipp Store.

Palavras chave: impressora desligada, cabo não conectado, porta de comunicação inválida, papel, Erro de Comunicação Daruma FS800i, Erro de Comunicação Daruma, não foi possível comunicar com IF Daruma, comunicação física.

Video



📞 Suporte Compufour via WhatsApp – Blue Tec

Está com dúvidas ou precisa de ajuda técnica com seu sistema Compufour?

A Blue Tec é revenda autorizada da Compufour (Zucchetti) e oferece suporte técnico especializado.

Fale agora com o suporte Compufour pelo WhatsApp: (64) 9941‑6254

Atendimento em horário comercial para Clipp Pro, Clipp 360 e demais soluções.

Suporte Compufour