Configuração de Boleto de Cobrança – Sicoob Crediauc – API e Normal
Configurando a Agência e Conta.
ATENÇÃO: Os procedimentos aqui descritos são apenas um MODELO, o Banco é quem deve acompanhar no preenchimento dos campos para correta configuração! Qualquer campo que deixar em branco poderá afetar os resultados, é importante verificar com o Banco o que preencher em cada campo!
Para configurar a carteira de boletos do Sicoob é necessário primeiro configurar o banco, clique no módulo de Bancos
Em seguida, clique no botão Editar- Novo.
No campo Banco preencha o Banco Cooperativo do Brasil S.A BANCOOB.
Agência: Deve conter 5 dígitos separados por hífen.
Conta: Deve conter 6 dígitos separados por hífen, conforme informado pelo banco.
Na descrição preencha conforme achar conveniente, escolha o plano de contas desejado, os campos: Saldo Talão, Saldo Banco, Saldo Real e Última Conciliação serão preenchidos conforme ir movimentando valores no banco.
Após configurar, clique no botão
Configurando a Carteira
Após cadastrar e configurar o banco, configure a carteira.
Clique no menu Arquivo – Configuração de boleto de cobrança e escolha a carteira desejada.
Na tela de configuração do Boleto de Cobrança é necessário cadastrar:
- Código do Beneficiário: São 6 dígitos sem hífen, quem irá repassar é o Banco.
- Posto Beneficiário: Verifique com seu banco.
- Dias para protesto: Selecione corretamente de acordo com o que o banco passar (caso não protestar, colocar 0).
- Taxa de juros e multa: Preencha o percentual de juros, juntamente com a multa.
É de extrema importância confirmar com seu Banco todas as informações a serem preenchidas para que o boleto seja válido para recebimento.
Após lançar os dados, clique no botão
Configuração do Número do Documento no Clipp: 7 Dígitos (-) 2 Dígitos
Para homologação dos boletos, acesse o link a seguir: https://meupainel.sicoobsc.com.br/homologacao/usuario/login
Na tela onde solicitar as informações abaixo, no campo NN informe o conteúdo do campo Nosso Número do boleto gerado DESCONSIDERANDO o último dígito:
Nesse exemplo, o preenchimento é: 0000051
Comunicação via API
Clique no menu Arquivo – Configuração de boleto de cobrança e escolha a carteira desejada.
Na tela de configuração do Boleto de Cobrança é necessário selecionar a Geração Via: API.
É necessário também ser feito o preenchimento dos campos:
Código do Beneficiário: São 6 dígitos, “normalmente” é o número da conta (dependnedo da versão da API utilizada), porém sem o hífen, quem irá repassar é o Banco.
Client ID: É obtido no site do banco, logando com a sua conta.
Também pode ser obtido acessando o link abaixo e se cadastrando:
https://developers.sicoob.com.br/portal/login
OBS: Se utilizar a API V3 é necessário cadastrar o aplicativo com a API V3 e com o PIX juntos, dessa forma o Client ID será compatível na API V3.
Na aba Ferramentas, você ira gerar dois arquivos o SicoobChavePrivada.key e SicoobCertificado.pem, que são necessários para finalizar a configuração do boleto via API.
No campo Arquivo Certificado PFX, informe o caminho aonde está o certificado A1 e no campo abaixo informe a senha do certificado.
Após preencher essas informações, clique no botão Extrair Chave/Certificado.
Clicando no botão irá apresentar a mensagem:
Esses arquivos estarão salvos na pasta EXE do sistema.
Após esses passos, configure Juros, multas, nosso número, faixas e mensagens nas intruções do boleto e estará pronto para emitir boletos via API.
OBS: Boletos emitidos via Remessa, não irão baixar via retorno da API
Clique aqui para saber mais sobre boletos!
Obs: O vídeo em anexo mostra como exemplo a opção para o PIX, no caso do sistema marque a opção Cobrança Bancária
Video