Erro de comunicação – Bematech
Erro de comunicação – Bematech
Ao abrir o ECF e o mesmo não encontrar comunicação com a impressora, será solicitado se a mesma está conectada na porta USB, se estiver, confirme clicando em SIM e abra novamente o sistema.
Persistindo a situação, clique em NÃO e siga os próximos passos.
Procedimento 1
Caso esteja na porta serial (COM):
- Acesse dentro do Painel de Controle a opção Gerenciador de Dispositivos;
- Localize as portas COM e LPT, clique com o botão contrário sobre / Desinstalar;
- Após reinicie o computador, para que as mesmas sejam instaladas automaticamente e teste abrir o Emissor de Cupom Fiscal.
Caso esteja na porta USB:
- Acesse dentro do Painel de Controle a opção Gerenciador de Dispositivos;
- Localize a porta USB que a mesma está instalada (geralmente com o nome Bematech USBIO), clique com o botão contrário do sobre sobre / Desinstalar;
- Após, instale novamente o driver USB (poderá acessar o artigo de instalação para o Clipp Store)
Procedimento 2
Abra o Meu computador e acesse a pasta C:WindowsSystem32 ou C:WindowsSyswow64 (dependendo do sistema operacional utilizado), localize o arquivo BEMAFI32.INI, abra o mesmo e na linha PORTA= altere para a porta na qual a Impressora está conectada. Exemplo: Porta=COM1 ou Porta=USB. Feche o arquivo e salve o mesmo.
Procedimento 3
Forçar Leitura X pelo equipamento. Para isso, ligue o equipamento (Impressora) mantendo a tecla SELEÇÃO pressionada até que o LED EM LINHA comece a piscar. Solte o botão e aguarde a impressão do menu;
Siga as informações do menu (Pressionar a tecla SELEÇÃO uma vez para selecionar a opção de impressão da Leitura X) e uma vez a tecla CONFIRMA.
Dúvidas quanto ao procedimento, poderá verificar diretamente com o técnico da impressora.
Caso não obtenha resultado com nenhum dos procedimentos acima, orientamos que verifique com o Técnico da Impressora Fiscal.
Palavras chave: impressora desligada, cabo não conectado, porta de comunicação inválida, papel, física
Video