Trocas/Devoluções – Pré-Venda Gerencial e ClippMei
Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei
Procedimento
Para efetuar a devolução de uma venda emitida por estes documentos, acesse o emissor e vá na opção Documentos (F7).
Clique com o botão contrário do mouse sobre o documento que está sendo devolvido e localize a opção Devolver Venda, clicando sobre ela será aberta a janela para selecionar os itens que deseja devolver.
Informe o produto, ou pressione a tecla Enter e serão listados todos os itens da venda, selecione o produto que deseja devolver, no campo de Qtd. devolver informe a quantidade que está devolvendo e pressione o botão F3 – OK.
Devolução Total
Caso a devolução seja total, incluindo todos os itens da venda, o processo a seguir é:
Se na venda original não foi informado um cliente, a solução irá solicitar que seja informado um cliente para a devolução (caso a venda já tenha cliente, não será solicitado cliente).
Após informar o cliente, será solicitado se deseja gerar crédito para o cliente referente a esta devolução e após se deseja imprimir o comprovante de crédito.
O crédito gerado será somente do que já foi pago pelo cliente, caso o cliente não tenha pago nenhum valor, não apresentará essa etapa.
No campo de Informações Complementares será preenchida a informação de “Troca efetuada referente ao documento”.
Confirme o lançamento, desta forma a devolução está feita!
Devolução Parcial
Caso a devolução parcial, onde não serão devolvidos todos os itens, o passo a passo é semelhante:
Se na venda original não foi informado um cliente, a solução irá solicitar que seja informado um cliente para a devolução.
Caso a venda já tenha cliente, não será solicitado cliente
No campo de Informações Complementares será preenchida a informação de “Troca efetuada referente ao documento”.
Após informar o cliente, será solicitado se deseja gerar crédito para o cliente referente a esta devolução e após se deseja imprimir o comprovante de crédito.
O crédito gerado será somente do que já foi pago pelo cliente, caso o cliente não tenha pago nenhum valor, não apresentará essa etapa.
Confirmando essas informações, será aberta uma nova venda com os itens que não foram devolvidos, basta seguir o processo normal de venda!
Desta forma os itens foram devolvidos!
Algumas informações sobre as movimentações financeiras temos os casos:
- Venda gerou registro no contas a receber, e já foi recebida de forma parcial/total: serão canceladas todas as parcelas e a solução irá sugerir deixar de crédito o valor já recebido.
- Venda gerou registro no contas a receber e ainda não foi recebido nenhum valor: Serão canceladas as parcelas.
Observação: Detalhe importante, na devolução do GR o sistema irá considerar o valor proporcional de Seguro, Outras despesas e Frete ao item devolvido e caso seja uma devolução parcial, ao reabrir a nova venda com o item que permaneceu, o valor de Seguro, Outras despesas e Frete será desconsiderado, sendo necessário re-informar. Isso ocorre pois não tem como saber se há alteração nesses valores e fica mais coerente o cliente re-informar;