PréVenda Gerencial – ClippPRO
PréVenda Gerencial
O ClippPRO possui o módulo de PréVenda gerencial, onde ocorre a saída gerencial e baixa em estoque.
ATENÇÃO! Emita e autorize as NFC-es relativas as PréVendas no mesmo dia, antes do fechamento do caixa para que não haja divergências!
Localizando o executável
Para localizar o executável, acesse a pasta Exe do sistema apertando com o botão direito no ClippStore e em seguida, localize o VendaGerencial.exe
Configurando
Será apresentada a tela inicial do Frente de Caixa, é necessário primeiramente efetuar as Configurações, pressionando a tecla F10 ou clicando no ícone
Aba geral
Geral – Nesta opção poderá indicar que será utilizada balança para a pesagem dos itens, fazer com o que sistema solicite a quantidade do item e o nome do vendedor, alterar a forma que a pesquisa pelo nome do item será realizada e ainda, definir o padrão de pesquisa dos produtos. Ao marcar “Trabalhar com controle de mesas” o sistema irá permitir importar as comandas e mesas do Cheff para venda, além de permitir importar os DAVs e OS.
Aba Impressão
Permite configurar uma mensagem promocional ou mensagens fixas, e a impressora que irá efetuar a impressão das saídas. Lembrando que a impressora já deve estar instalada e com os drivers reconhecidos pelo Windows (caso tenha dúvidas na instalação consulte seu técnico em informática). A mesma poderá ser do tipo 80 ou 58 milímetros, não fiscal para melhor impressão dos documentos, ou impressora comum (papel A4).
Aba Formas de Pagamento
Poderá ativar ou inativar as formas de pagamento que são aceitas e também pode ser configurado uma tecla como atalho rápido para a forma de pagamento, para configurar, ir no botão
Não é permitida a inclusão de novas formas de pagamento.
Aba Caixas
Permite incluir a quantidade de caixas que a empresa utiliza e informar qual é o responsável por cada um. Assim, com a configuração correta é possível realizar o controle por turno e vendedor ao realizar o fechamento do caixa.
Aba Supervisor/Gerente
Possibilita efetuar configurações para que o supervisor possa limitar os descontos concedidos pelos caixas e para o cancelamento da venda. Para que o caixa possa dar sequência ao procedimento de cancelamento e/ou desconto será necessário a autorização do supervisor.
Marcando a opção “Imprimir o saldo do Cliente”, será impresso um comprovante com o saldo que o cliente ainda possui na empresa, para casos onde no cadastro do cliente foi informado Limite de Crédito, para efetuar o cadastro do Limite de Crédito clique aqui.
- Solicitar dados do cliente para documentos com valor acima de: Ao configurar, o sistema irá solicitar cliente para vincular a venda;
- Solicitar senha de supervisor/gerente: Marque o que deseja que peça a senha do supervisor/gerente;
- Marcando a opção “Imprimir o saldo do Cliente”, será impresso um comprovante com o saldo que o cliente ainda possui na empresa, para casos onde no cadastro do cliente foi informado Limite de Crédito, para efetuar o cadastro do Limite de Crédito clique aqui.
- Exibir produtos de uso e consumo no documento – Marcando, o sistema irá exibir produtos cadastrado com tipo Uso e Consumo;
- Permitir composição automática: Para maiores detalhes, clique aqui.
- Permitir alterar valor unitário (F9): Se marcada essa opção, ao pressionar F9 será possível alterar o valor unitário dos itens na venda.
- Solicitar cliente na abertura do cupom: Ao abrir a venda será solciitado os dados do cliente;
- Bloquear alterações ao Importar Documentos (Insert): Não permite nenhum tipo de alteração como por exemplo, alteração de valores, incluir novos itens, aplicar desconto, para a venda importando algum documento, pelo botão INSERT do teclado;
- Lançar somente pelo código de barras: Bloqueia qualquer outro tipo de lançamento de item, é permitido somente o lançamento pelo item que tem o código de barras cadastrado no estoque, pode ser lançado tanto com o leitor de código de barras, como digitando o código manualmente;
- Permitir alterar valor unitário: Ao marcar, antes de lançar o item pressione a tecla F9, então será possível definir o valor do próximo item lançado na venda;
- Obrigar sangria acima de: Ao marcar e determinar um valor, quando chegar a esse valor no caixa (considerando que seja dinheiro e cheque), será obrigatório a sangria, apresentando a mensagem abaixo:
- Fechamento as cegas: Fechamento as cegas não exibirá valores a não ser que marque a opção Mostrar Valores, caso contrário o usuário terá que informar o valor que está no caixa.
Aba Gaveta
Permite a venda utilizando a gaveta, para as configurações, primeiro precisa estar configurada no computador (para qualquer dúvidas verifique com o técnico em informática) E em seguida, configurar qual o modelo e em qual porta está conectada.
Aba TEF/POS
Possibilita a configuração das maquinas de cartão via TEF, por meio do gerenciador TEF, onde configura-se na aba Gerenciadores
Também é possivel configurar as maquinas da Vero – PagBank e Stone por meio do ZPOS.
Para mais informações, clique aqui.
Aba Cotações
Informa o valor de venda em outras moedas
Para mais informações, clique aqui.
Após finalizar as configurações, clique em F3 – Gravar
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Efetuando saídas
É possível realizar as saídas, neste artigo iremos detalhar o passo a passo para emitir corretamente seus documentos!
Teclas de atalho:
- F1 – Abre o Ajuda;
- F2 – Abre uma novo documento;
- F3 – Finaliza o documento;
- F4 – Cancela o último item lançado;
- F5 – Abre o terminal de consulta de preço;
- F6 – Cancela o documento atual;
- F7 – Sem estar com um documento aberto, irá abrir o Gerenciador dos documentos;
- F8 – Abre o campo para informar valor de Desconto / Acréscimo no próximo item a ser vendido;
- F8 – Na finalização do documento, concedo e/ou informo o Desconto / Despesas (Frete, Seguro e Outras Despesas).
- F8 – Mostra a versão do sistema;
- F9 – Sem estar com um documento aberto, será aberto a tela de Fechamento de Caixa;
- F10 – Abre as Configurações;
- F11 – Será aberto a tela de Recebimento de Contas;
- ESC – Para fechar o emissor;
Dicas:
Para incluir mais que uma unidade de um mesmo produto, sem que seja necessário lançar o mesmo várias vezes, deve ser utilizado a seguinte forma:
(número de quantidades) * (código, descrição, código de barras ou referência do produto).
Por exemplo, para lançar cinco vezes o item de código 1, deve ser informado 5*1 onde “5” corresponde a quantidade do produto e “1” o código do produto.
Para efetuar o cancelamento de um item específico do documento, informe:
Sinal de menos (-) seguido da posição do item no documento.
Por exemplo, para cancelar o quarto item do documento, informe: -4.
Efetuando as saídas
Para iniciar uma saída, pressione a tecla F2 e inicie o lançamento dos itens através do código, código de barras, referência ou descrição. É possível utilizar o leitor de código de barras para lançar os itens no documento.
Ao digitar o nome do item informando mais de três letras, a relação dos produtos do estoque será mostrada abaixo, caso informar menos letras, poderá pressionar a tecla F7 para que os itens sejam listados. Após selecionar o item com o mouse ou pela setas do teclado, pressione a tecla Enter para confirmar o produto. Neste momento, poderá verificar que o mesmo será lançado no documento e será apresentado no lado esquerdo e inferior da tela.
Pressionando a tecla INSERT no teclado é possível importar kit, pedido de venda, ou orçamento.
Caso tenha o ClippCheff, o controle de mesas vai ser solicitado.
E caso utilizar o ClippService a Ordem de Serviço também aparece.
Após finalizar o lançamento dos itens basta pressionar a tecla F3 para selecionar o cliente e a forma de pagamento, conforme imagem abaixo. Caso pressione três vezes a tecla F3 a nota é finalizada automaticamente sem solicitar a forma de pagamento, pois é identificado que é uma venda à vista.
Para informar o valor de pagamento, pressione a tecla F3 ou clique no botão
Dica: Digitando um valor maior que o total da nota no campo do Valor do Pagamento o sistema irá calcular o Troco.
Exemplo do documento efetuado em dinheiro:
Impressora não fiscal – 80mm – 58mm
Impressora A4 – 210mm
Efetuando saídas no cartão
Saída no Cartão + Dinheiro
Neste exemplo vamos dividir a saída nas formas de pagamento Dinheiro e Cartão. Por exemplo, selecionamos a forma de pagamento Dinheiro, digitamos uma parte do valor e clicamos no botão “+”, para posteriormente selecionarmos a forma de pagamento Cartão e clicarmos novamente no “+” para incluir o restante do valor.
Ao pressionar OK (F3) para finalizar a saída será exibida a tela para finalizar a transação no Cartão. Informe os dados desejados e clique em OK (F3)
OBS: O sistema possui Bandeiras e Administradoras pré-definidas, caso necessite utilizar outras informações clique no campo e digite a bandeira ou administradora desejada.
OBS: O intervalo entre as parcelas será sempre de 30 dias. Para saber como cadastrar novas formas de parcelamento clique aqui. (não será levado em consideração o intervalo entre as parcelas já que é padrão 30 dias).
Conforme explicado acima, quando selecionada a Saída no Débito, será finalizada “à vista”, então, apenas uma parcela para o próximo dia útil (sempre 1 dia útil) é criada no Contas a Receber.
Ao clicar em OK (F3) o documento será finalizada, caso não tenha sido informado nenhum cliente o sistema registrará como “Clientes diversos”.
Saída com mais de um Cartão
É possível também realizar a saída com mais cartões, para isso, finalize a saída (F3). Na tela de formas de pagamento clique sobre a forma Cartão e no campo Valor do Pagamento (R$) informe o valor recebido no primeiro cartão e clique no botão “+”, em seguida clique novamente na forma Cartão, informe novamente o valor e clique no botão “+”, e assim sucessivamente para outros cartões. Ao concluir pressione OK (F3) para finalizar.
Poderá então pressionar a tecla F3 para registrar os dados dos dois cartões vinculados.
Finalizando as saídas no Cheque
Durante a finalização de uma saída, é possível escolher a forma de pagamento Cheque.
Para isso, abra uma nova saída, lance os itens e pressione F3 para finalizar. Na tela seguinte pode ser inserido o cliente (não é obrigatório), pressione a tecla F3 novamente ou clique em OK.
Selecione a opção Cheque e pressione a tecla Enter, após ao lado apresentará o valor de seu documento. Pressione F9 para lançar o cheque referente a este valor.
No caso de efetuar o recebimento em vários cheques, deverá alterar o Valor para o que consta no primeiro cheque recebido. Após efetuar o cadastro deste cheque, o programa irá retornar para a tela das formas de pagamento com o valor do primeiro cheque já processado (como prazo), desta forma, poderá novamente selecionar a forma de pagamento cheque e novamente pressionar a tecla F9.
As saídas finalizadas com as formas de pagamento Dinheiro ou Cheque não entrarão imediatamente no Caixa, somente após o Fechamento de Caixa.
Função Presente
Com a função Presente você poderá efetuar a saída e emitir (além do comprovante com os valores), um outro impresso com as informações de presente, na finalização da saída basta marcar a opção Presente.
Após a impressão do documento, também será impresso o comprovante de presente:
Gerenciador Gerencial
Pressione F7 para abrir o menu gerencial, serão apresentadas as vendas, clicando com o botão direito existem as opções:
- Cancelar Documento – Cancela a saída;
- Imprimir Documento – Imprime o comprovante;
- Exibir – Ao passar o mouse será possível filtrar por algumas opções;
- Emitir NFCe/NFe/NFSe – Permite transformar a pré venda gerencial nesses documentos listados, mas ATENÇÃO: Caso queira esses documentos, sugerimos cancelar a Pré venda gerencial e emitir diretamente o documento fiscal!
Caso tenha lançado produtos e serviços na pré venda gerencial, ao transformar em NFe o sistema questionará se deseja realizar a importação integral ou apenas dos produtos:
- Emitir todos – Permite emitir todos os documentos gerenciais em vendas fiscais;
- Exportar para HTML – Exporta o grid em formato HTML;
- Clonar documento – Fará uma cópia do documento;
Atenção! Para apresentar os valores no fechamento de caixado do Venda Gerencial, é necessário realizar a emissão do NFC-e como descrito acima.
Ainda sobre o fechamento de caixa e valores no movimento diário
Caso for fechado o caixa sem emissão de NFC-e, irá ficar com o Caixa zerado.
Entretanto, se você transformar essa venda gerencial que foi para o fechamento de caixa da pré-venda Gerencial (ex. NFCe como mostra na imagem abaixo)
Após transmitir a NFC-e relativa a venda gerencial, será fechado o caixa:
Histórico do item
Ao gerar o histórico do item, você terá uma opção para considerar ou não as saídas feitas pelo gerencial;
Resumo de vendas
Para considerar as vendas gerenciais no relatório, acesse estoque – relatórios – resumo das vendas e marque a opção Considerar Pré Venda Gerencial;
Obs: Para conseguir clicar na opção, deve desmarcar a opção Filtrar por data de autorização;