Campo NCM inválido – Ao validar NCM

Campo NCM inválido – Ao validar NCM


Sintomas

Ao validar um NCM pelo sistema, clicando na opção de verificação de NCM, retorna a seguinte mensagem:

Compufour junho 9th, 2025 Ao validar um NCM pelo sistema, clicando na opção de verificação de NCM, retorna a seguinte mensagem:

 

Causa

O NCM está incorreto ou a tabela IBPT não está atualizada no Clipp, isso não significa que o NCM esteja de fato incorreto, pode ser um NCM novo e válido que ainda não foi atribuído ao Clipp.

 

Solução

1 – Primeiramente verifique com sua contabilidade se o NCM de fato está correto, informando-a sobre possíveis alterações como NCMs descontinuados ou Novos.

2 – Com o sistema atualizado, abra o controle de estoque e em seguida, clique em Arquivo – Atualizar alíquotas IBPT;

Compufour junho 9th, 2025 Ao validar um NCM pelo sistema, clicando na opção de verificação de NCM, retorna a seguinte mensagem:

Aguarde o processo ser concluído.

 

3 –  Mesmo ocorrendo essa mensagem, o produto permitirá ser gravado no estoque, então ignore a mensagem, salve o item e faça um teste em uma venda, caso retorne o erro na venda conforme exemplo abaixo, verifique pois de fato o NCM não é válido:

Compufour junho 9th, 2025 Ao validar um NCM pelo sistema, clicando na opção de verificação de NCM, retorna a seguinte mensagem:

Neste caso, precisa ajustar manualmente o NCM dos itens, conforme tabela disponível aqui E lembre-se, caso altere para um NCM válido segundo a tabela e retorne “NCM inválido” no sistema, basta clicar no OK para gravar o item normalmente.

ncm 


Suporte Compufour