Erro interno – O certificado fornecido não é válido.

Erro interno – O certificado fornecido não é válido.


Lembrando que os processos são repassados pela Autoridade Certificadora. Qualquer dúvida na realização do mesmo, entre em contato com o Técnico do Certificado Digital.

Como Resolver? 

 

Neste artigo iremos explicar todo procedimento para resolver a situação do certificado fornecido não é válido, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:

ANTES DE REALIZAR QUALQUER PROCEDIMENTO, CERTIFIQUE-SE QUE POSSUI UM CÓPIA OU BACKUP DO CERTIFICADO DIGITAL.

 

Compufour julho 17th, 2025 Lembrando que os processos são repassados pela Autoridade Certificadora. Qualquer dúvida na realização do mesmo, entre em contato com o Técnico do Certificado Digital.

Procedimento 1:

 

1. Acesse o menu iniciar e digite na busca MMC e acesse o programa listado:

 

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2. No menu Arquivo, escolha a opção Adicionar/ remover snap-in…:

 

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3. Escolha a opção “Certificados” e clique em Adicionar. Em seguida, marque a opção Conta de computador e clique em Avançar:

 

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4. Mantenha marcada a opção Computador local: (o computador onde este console está sendo executado) e clique em Concluir:

 

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  • Na tela posterior, clique no botão OK.

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5. Acesse a opção Certificados (computador local) localizada na parte direita do quadro:

 

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6. Acesse Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis e em seguida clique em Certificados:

 

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7. Remova todos os certificados de Autoridade Certificadora Raiz Brasileira V1, V2 e V5.

 

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8. Faça o download do arquivo clicando aqui.

9. Depois de baixado o arquivo Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe

 

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10. Clique em Instalar e aguarde até que o processo seja finalizado.

 

(No momento da instalação, caso ocorrer alguma mensagem pedindo o net framework clique aqui para baixar e em seguida realize a instalação, caso solicitar que seja habilitado siga os procedimentos do link: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/framework/install/dotnet-35-windows-10)

 

11. Teste novamente a emissão da NFe/NFCe.

 

Procedimento 2:

Persistindo a situação efetue novamente os procedimentos abaixo:

 

1. Será necessário remover todos os certificados listados no menu Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis. Para isso, siga os passos listados acima do Procedimento 1 até o Passo 6 onde serão listados todos os certificados;

2. Remova todos os certificados de Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis;

OBS: Dúvidas quanto a este passo, consulte o suporte do certificado digital.

3. Em seguida, acesse o menu Iniciar do Windows > Painel de Controle > Opções da Internet;

4. Após, clique na aba Conteúdo > Certificados  e na aba Pessoal, remova todos os
certificados.

5. Faça o download do arquivo clicando aqui.

6. Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.

7. Reinstale o certificado.

8. Reinicie o computador e faça um novo teste.

 


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