Trocas/Devoluções – Pré-Venda Gerencial e ClippMei

Trocas/Devoluções – Pré-Venda Gerencial e ClippMei


Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

 

Procedimento

 

Para efetuar a devolução de uma venda emitida por estes documentos, acesse o emissor e vá na opção Documentos (F7).

Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

Clique com o botão contrário do mouse sobre o documento que está sendo devolvido e localize a opção Devolver Venda, clicando sobre ela será aberta a janela para selecionar os itens que deseja devolver.

Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

 

Informe o produto, ou pressione a tecla Enter e serão listados todos os itens da venda, selecione o produto que deseja devolver, no campo de Qtd. devolver informe a quantidade que está devolvendo e pressione o botão F3 – OK.

 

Devolução Total

Caso a devolução seja total, incluindo todos os itens da venda, o processo a seguir é:

Se na venda original não foi informado um cliente, a solução irá solicitar que seja informado um cliente para a devolução (caso a venda já tenha cliente, não será solicitado cliente).

Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

Após informar o cliente, será solicitado se deseja gerar crédito para o cliente referente a esta devolução e após se deseja imprimir o comprovante de crédito.

Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMeiCompufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

O crédito gerado será somente do que já foi pago pelo cliente, caso o cliente não tenha pago nenhum valor, não apresentará essa etapa.

No campo de Informações Complementares será preenchida a informação de “Troca efetuada referente ao documento”.

 

Confirme o lançamento, desta forma a devolução está feita!

 

Devolução Parcial

Caso a devolução parcial, onde não serão devolvidos todos os itens, o passo a passo é semelhante:

Se na venda original não foi informado um cliente, a solução irá solicitar que seja informado um cliente para a devolução.

Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

              Caso a venda já tenha cliente, não será solicitado cliente

No campo de Informações Complementares será preenchida a informação de “Troca efetuada referente ao documento”.

Após informar o cliente, será solicitado se deseja gerar crédito para o cliente referente a esta devolução e após se deseja imprimir o comprovante de crédito.

Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMeiCompufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

O crédito gerado será somente do que já foi pago pelo cliente, caso o cliente não tenha pago nenhum valor, não apresentará essa etapa.

Confirmando essas informações, será aberta uma nova venda com os itens que não foram devolvidos, basta seguir o processo normal de venda! 

Compufour junho 7th, 2025 Neste artigo iremos demonstrar como realizar Trocas e Devoluções através do Módulo Pré-Venda Gerencial ou ClippMei

 

Desta forma os itens foram devolvidos!

 

Algumas informações sobre as movimentações financeiras temos os casos:

  • Venda gerou registro no contas a receber, e já foi recebida de forma parcial/total: serão canceladas todas as parcelas e a solução irá sugerir deixar de crédito o valor já recebido.

 

  • Venda gerou registro no contas a receber e ainda não foi recebido nenhum valor: Serão canceladas as parcelas.

 

Observação: Detalhe importante, na devolução do GR o sistema irá considerar o valor proporcional de Seguro, Outras despesas e Frete ao item devolvido e caso seja uma devolução parcial, ao reabrir a nova venda com o item que permaneceu, o valor de Seguro, Outras despesas e Frete será desconsiderado, sendo necessário re-informar. Isso ocorre pois não tem como saber se há alteração nesses valores e fica mais coerente o cliente re-informar;

 


Suporte Compufour