Controle de crédito do cliente
No ClippPRO é possível controlar o crédito dos clientes, quando por exemplo o cliente compra alguma mercadoria mas desiste de ficar com ela, preferindo manter o valor disponível para uma próxima compra, será possível também controlar o crédito nas devoluções.
Adicionando o crédito
Primeiramente abra o cadastro do cliente que deseja adicionar o crédito, clique na aba dados adicionais e clique em Inserir Crédito;
Agora, insira o crédito do cliente, selecione a conta que deseja, insira a observação do que se refere o crédito e clique em Confirmar.
ATENÇÃO! O valor do crédito é intransferível, ou seja, não é possível transferi-lo para outro cliente no sistema.
No caixa, será apresentado o valor como uma entrada;
Utilizando o saldo disponível (NFe)
Após inserir o valor do crédito é possível utiliza-lo em vendas, para isso, após o preenchimento da NFe, escolha o Faturamento “Crédito Loja”;
Caso, por exemplo, o saldo disponível para o cliente for de R$200,00 mas a compra deu R$250,00 e ele quer pagar essa diferença no dinheiro, escolha o faturamento Múltiplas, lance o valor pago em dinheiro e o restante como Crédito Loja;
Após concluir a venda, o lançamento do valor referente ao crédito da loja poderá ser visualizado no cadastro do crédito do cliente:
No caixa e contas a receber, serão apresentadas as movimentações sem valor referente a operação.
OBS: Ao cancelar a venda, o valor do crédito retornará ao saldo do cliente.
Utilizando o saldo disponível (NFC-e)
Atenção! Somente clientes com CPF cadastrado no sistema poderão usufruir da forma de pagamento Crédito Loja! Na venda será obrigatório informar cliente com CPF cadastrado.
Na NFC-e, durante a finalização da venda basta escolher a opção Crédito Loja, caso queira conferir o valor de crédito que o cliente tem atualmente, será apresentado a cima do valor de pagamento.
OBS: Ao cancelar a venda, o valor do crédito retornará ao saldo do cliente.
OBS: Será possível utilizar o Controle de Crédito também na nota fiscal de serviço (NFS-e)
Troco
É possível sugerir para deixar o troco da venda como crédito para o cliente, para configurar acesse Configurações – Parâmetros – ajustes e marque Sugerir deixar troco como crédito para o cliente;
Dessa forma, ao efetuar a venda e restar troco, o sistema vai perguntar se deseja atribuir o troco ao cliente, como crédito;
Devoluções
Outra forma de controlar o crédito do cliente é via nota de devolução, ou seja, o cliente devolve a mercadoria e prefere ficar com o valor como crédito na loja para utilizar mais tarde.
Ao efetuar a devolução o sistema irá questionar se deseja deixar o valor como crédito na loja, clique em Sim, caso clique em Não, o sistema procederá com a devolução sem informar o crédito ao cliente;
O crédito poderá ser observado no Cadastro do cliente – Dados Adicionais – Inserir Crédito, tal valor poderá ser usado posteriormente conforme procedimentos explicados anteriormente.
OBS: Caso o cliente comprou um produto, pagou a vista, a prazo, no cartão ou com qualquer outra forma de pagamento que NÃO seja com crédito e fez uma devolução parcial: Ao finalizar a nota também será aberta uma tela pedindo se quer deixar o crédito, IMPORTANTE que nessa parte só será gerado o crédito do valor que já foi pago, e caso quiser devolver a outra parte o restante do valor OBRIGATORIAMENTE será convertido em créditos.
Atenção! Caso for devolver uma NFC-e, só irá constatar crédito na devolução se for informado CLIENTE na NFC-e.
É importante ressaltar que:
O cliente comprou um produto usando os créditos e fez uma devolução total: Neste caso o sistema irá fazer o estorno do crédito, esse crédito ficará disponível para o cliente usar no futuro.
4 – O cliente comprou um produto usando os créditos e fez uma devolução parcial: Mesma situação irá ocorrer com a outra devolução parcial, o sistema irá perguntar se quer manter o valor devolvido como um crédito para o cliente.
Do cancelamento das devoluções:
1 – Em ambos os casos caso se o cliente cancelar a devolução o valor será devidamente estornado da tela de gerenciamento de créditos, visto que a devolução que gerou os créditos foi cancelada.
Dica! Caso queira limitar seus funcionários na inserção de crédito a clientes, acesse Configurações – parâmetros – ajustes e marque a opção “Senha de Supervisor para inserir Créditos Adiantados/Limite de crédito”
Contas a receber
Caso o cliente tenha um crédito disponível, será possível utiliza-lo para adiantamento de contas a receber, no recebimento da conta em questão, será possível determinar o tipo de recebimento como adiantamento Cliente, conforme imagem abaixo.
Caso não tenha valor suficiente para concluir o recebimento, será retornada a seguinte mensagem:
Caso tenha crédito e seja recebido normalmente, será criado um registro no contas a receber com a inscrição Ref. Crédito adiantamento.