ECommerce
ECommerce
Para auxiliar o usuário do sistema em suas vendas online, criamos o ECommerce. Basicamente essa ferramenta vai gerenciar toda a loja virtual da sua empresa, neste artigo iremos demonstrar o uso da ferramenta em seus detalhes!
Primeiramente é necessário ter os itens cadastrados no estoque, com sua descrição e foto, que deve ser no tamanho máximo de 500×600.
Configurando o ECommerce
Na sua área de trabalho, localize e execute o MarketPlace e escolha a opção de ECommerce, será aberto o painel principal do sistema.
Ou acesse no Clipp o menu Integrações – MarketPlace CompuFour;
Em seguida, escolha a opção Ecommerce C4;
Clique em Opções – Configurações;
Serão disponibilizadas as opções abaixo, no tocante a exibição e envio de informações dos itens:
Após configurar, clique em ok.
No botão exibir poderão ser feitos filtros diferentes, conforme sua necessidade:
Para cadastrar os produtos e enviar para plataforma de ECommerce, clique na opção ECommerce – Cadastrar Produtos, ou diretamente no ícone
Serão relacionados na tela os produtos cadastrados no estoque. Pelo Filtro é possível digitar o identificador ou descrição. Todos os itens ao lado Esquerdo são os itens cadastrados no estoque, já os itens do lado direito da tela, são os itens que irão para o ECommerce (loja online).
– Envia apenas o produto selecionado para o ECommerce.
– Remove apenas o item selecionado da tela de envio para o ECommerce.
– Envia todos os produtos do estoque para o ECommerce.
– Remove todos os produtos da tela do ECommerce.
Após escolher os produtos que deseja enviar para plataforma, clique no botão Enviar:
Veja que será disponibilizado dois links no rodapé da tela, o do MarketPlace e do Painel, no MarketPlace seu cliente poderá comprar suas mercadorias, é o link que você enviará para o cliente poder acessar seus produtos e adquiri-los, já o Painel é de acesso exclusivo do proprietário do sistema, onde poderá gerenciar a loja online.
MarketPlace (Acesso do Seu Cliente)
Clicando no link do campo Acesse o marketplace em abrirá o ECommerce com os produtos anunciados. Conforme exemplo abaixo:
Clicando no botão é possível realizar o login, e caso o cliente não tenha cadastro, é possível criar cadastro para acesso no site.
Caso o cliente tenha dúvidas, é possível enviar uma mensagem por whats (Número cadastrado no emitente). Basta clicar no botão
O site é de simples manuseio, é possível ordenar por valor, exibir quantidade determinada na página, realizar o login e acessar o carrinho de compras, clicando sobre determinado item, exibirá os detalhes.
Após incluir os itens no carrinho, será possível finalizar a compra, clicando em Ver Carrinho, é possível alimentar a quantidade dos itens que comprou e também informar as formas de pagamento e de envio, bem como, as observações.
Após o cliente finalizar a compra, apresentará o pedido em aberto no seu painel.
É possível realizar as compras com cartão de crédito/débito, basta escolher nas formas de pagamento.
Acessando o painel (Administrador do ECommerce)
Clicando no link do Painel é possível realizar a gestão da conta.
Clicando no botão Emitente exibirá os dados de sua empresa, cadastrados no emitente do Clipp.
Clicando no botão Banners será possível configurar imagens que ficarão disponíveis na tela inicial do seu E-commerce;
Para carregar, clique em Adicionar e insira as informações de posição, que será justamente a posição que a imagem ficará no banner, adicione o Link para redirecionamento para que, quando o cliente clique, redirecione para o produto em questão, por último, escolha uma imagem para o banner em questão.
Clicando na aba Produtos é possível lançar os produtos enviados para o ECommerce, clicando no X irá inativar o item no site (caso acabe o estoque do mesmo, por exemplo).
Clicando no item, é possível alterar a imagem do item, nome e adicionar uma descrição ao mesmo (que exibirá quando o cliente clicar sobre o item no ECommerce). Após concluir o ajuste, clique em Salvar.
É possível vincular o item a sua loja no instagram (Instagram deve ser conta-comercial), marque o item que deseja e nas Ações escolha Gerar Arquivo (Loja Instagram).
Na aba Categorias será sincronizado o Grupo dos itens no estoque. Ao enviar os itens para o Ecommerce, os grupos dos produtos também serão sincronizados, nessa aba.
Clicando sobre o grupo cadastrado, é possível alterar sua descrição e código categoria, utilize essa segunda opção somente se não tiver um sistema CompuFour, ela serve para informar o ID do grupo do seu sistema de gestão, se usar sistema da CompuFour, os dados serão sincronizados automaticamente, ao alterar não afetará em nada no Clipp.
Na aba Pedidos constará todos os pedidos efetuados pelos clientes no ECommerce.
Clicando na seta para baixo, você poderá visualizar os dados do pedido (que também serão recebidos no seu e-mail) para lançar manualmente no sistema, após lançar, poderá encerrar o mesmo no painel.
Clicando no botão Enviar Para WhatsApp será enviado um link com as informações do pedido:
Olá *Teste*!
Obrigado (a) por comprar no nosso E-commerce C4!
Nós recebemos o seu pedido número *339*.
Ah, e você pode acompanhar o status do seu pedido através do link 👇
https://lojaficticia.clipp.com.br/#/meus-pedidos
Na aba Configurações você poderá ajustar alguns pontos do painel.
No Sub-domínio é possível apontar o DNS, dessa forma, o acesso não apresentará com o serial final do sistema, mas sim com um endereço eletrônico, é possível inativar formas de pagamento e de envio, adicionar URL do Facebook, mudar a cor do tema e adicionar a logo da empresa.
ATENÇÃO! Caso altere o sub-domínio, NÃO use espaços.
É possível informar o e-mail que você receberá os pedidos efetuados pelos clientes, juntamente com seu Whats e ID do Google Analytics. Você também poderá informar a URL da página no Facebook, que constará na visualização do ecommerce pelo cliente. É possível também alterar a logo da empresa.
- OBS: Se sua empresa vai utilizar apenas um subdomínio (loja.exemplo.com.br) deve fazer somente o apontamento do tipo CNAME do seu subdomínio para o nosso domínio (clipp.com.br), em seguida cadastrar no painel o subdomínio que vai utilizar. Precisamos também que nos encaminhe um Certificado SSL para que possa ser feito a navegação segura para o [email protected], mencionando o que necessita no corpo do e-mail.
- Outra opção, diferente da primeira, seria direcionar todo o domínio para CompuFour administrar em nosso servidor DNS. Para isso deve cadastrar no painel o domínio que vai utilizar, para que possamos cadastrar em nosso servidor e encaminhar os devidos servidores DNS que você deve cadastrar em seu gerenciador de domínio. Caso utilize essa opção, não poderá utilizar o domínio para outras finalidades!
Saiba mais sobre sub-domínio aqui
Clicando na aba Formas Pagamento / Envio é possível inativar as formas de pagamento exibidas para o cliente.
Caso utilize a opção de envio pelos correios para correto cálculo do Frete, é necessário preencher os dados da embalagem:
Caso queira utilizar a opção de faturamento via Cartão de Crédito/débito, será necessário realizar o lançamento de suas credenciais da UseRede (necessário cadastro prévio diretamente feito com a equipe da Rede);
Você poderá cadastrar também, o Institucional da empresa, apresentará na tela inicial do Ecommerce.
Por fim, na aba de Segurança é possível realizar a alteração da senha de login no painel.
Após concluir os ajustes, clique no botão Salvar Dados.
IMPORTANTE! Após realizar qualquer configuração no painel, é necessário enviar novamente os dados, conforme procedimentos indicados aqui.
Recebendo um Pedido no Clipp
Após o cliente realizar o pedido no site, este pedido será apresentado em seu sistema e poderá virar um Pedido de Venda e em seguida ser importado para Nota Fiscal eletrônica, cupom fiscal ou NFC-e. Para exibir os pedidos, clique no botão
Serão relacionados na tela, em seguida, selecione o pedido ao qual deseja criar o pedido e em seguida clique em
Clique aqui para saber como importar pedido de venda.
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